Por Lucas Hax, Médico Veterinário e Presidente do Conselho Técnico na ABCDevon

O consumo de carnes nobre vem aumentando no Brasil e no mundo. A busca por uma experiência de consumo além de uma simples refeição leva consumidores de diferentes faixas de renda a adquirir cortes de carne Premium ou frequentar restaurantes que ofereçam pratos com esses cortes.

Presente no Brasil a mais de cem anos, a raça Devon é marcadamente reconhecida como produtora de carne nobre. Novilhos Devon de excelente ganho de peso e fácil acabamento possibilitam a produção sustentável de animais jovens, com boa cobertura de gordura, marmoreio e uma maciez, suculência e sabor destacados. Parrilleros profissionais, chefes de cozinha, assadores de final de semana, restaurantes e os mais variados tipos de apreciadores de carne identificam e valorizam as qualidades que tornam a carne Devon ímpar. 

A combinação desses fatores faz do Devon um produtor de cortes de altíssima qualidade, atendendo à crescente fatia do mercado disposta a adquirir esse produto com maior valor agregado. Dessa forma, o Devon permite uma valorização de toda a cadeia, desde restaurantes, que oferecem pratos de alta gastronomia, até o produtor rural, que trabalha com animais de alto desempenho e produzindo um produto de alto valor.

No entanto, esse mercado tem se deparado com diversas situações nas quais são ofertados cortes nobres sem a chancela técnica que assegure essa superioridade. Por desinformação, consumidores têm adquirido cortes ditos “nobres” que muitas vezes não entregam a qualidade prometida, ou seja, comprando “gato por lebre”, carne commoditie por Devon.

A segurança para o consumidor, seja restaurantes ou consumidores em geral, está no selo de certificação da Carne Devon.

A presença desse selo na embalagem garante que o produto passou por um rígido controle de qualidade, com parâmetros de idade, sexo, cobertura de gordura entre outros, e principalmente que o animal tem no mínimo 50% de genética Devon. Esse rígido controle é realizado por um técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCDevon), treinado e constantemente reciclado, que atua junto ao frigorífico. Esse profissional inspeciona os animais no curral e posteriormente as carcaças a fim de verificar se as mesas se enquadram no padrão de qualidade Carne Devon Certificada. 

Esse padrão foi criado pela ABCDevon e aprovado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que regula e fiscaliza os processos de certificação de carne. Além da ação dos responsáveis técnicos Médicos Veterinários da ABCDevon que supervisionam a atividade, regularmente o processo é auditado pela CNA tanto no que se refere à execução do protocolo como ao bem-estar animal e condições de higiene e sanidade. 

Também há a certificação do animal na propriedade de origem, trabalho realizado por um técnico da ABCDevon que realiza a colocação de um brinco seqüencial em cada animal. Essa atividade garante o acompanhamento dos animais desde sua idade mais jovem até o abate, zelando por boas práticas de manejo que ofereçam bem-estar, alimentação e cuidados que permitam a entrega de um produto de qualidade superior.

Todo esse esforço, desde o produtor rural, técnicos de campo, frigorífico, ABCDevon, CNA/MAPA e outros tantos profissionais qualificados comprometidos com essa cadeia, culmina na Carne Devon Certificada, selo que permite aos comerciantes e consumidores a confiança de estar adquirindo carne Devon de altíssima qualidade.

Para ser Devon não basta dizer, é necessária a presença do selo Carne Devon Certificada. Apenas esse selo garante que o produto é Devon e que sua qualidade é realmente superior. 

Lucas Hax, Médico Veterinário no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Sul Rio GrandenseCampus Pelotas Visconde da Graça e Presidente do Conselho Técnico da ABCDevon.

Instagram: @devon.brasil

Facebook: facebook.com/carnedevoncertificada