A qualidade do gado Devon participou pela primeira vez da 25a Expofeira Agropecuária, que acontecue de 25 a 28 de julho em Itajaí (SC). Dez animais de três criadores de São Joaquim, Fraiburgo e Lages, na Serra Catarinense, estiveram na exposição.

Os visitantes puderam acompanhar o julgamento da raça Devon, que aconteceu no dia 26, sexta-feira. O jurado foi o criador Hernani Macari, da Cabanha Passo Velho, de Bom Jardim da Serra. Outro momento importante do evento foi o desfile dos animais vencedores, que aconteceu no dia 28 (domingo).

Para a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, ABCD, Simone Bianchini, foi uma grande oportunidade para dar visibilidade à raça na região. “É no litoral que se concentra um grande público consumidor de carnes, especialmente os cortes nobres que vem conquistando consumidores em todo o Brasil. E a carne Devon certificada é, sem dúvida, a melhor carne do mercado”, afirma.

A participação da raça no evento foi uma parceria da ABCD com o Frigorífico São João, empresa referência em carne de qualidade. Localizado em São João do Itaperiú, norte do estado, é onde ocorrem todos os abates de animais para a produção de cortes Devon certificados. Embora Itajaí tenha vocação náutica, com destaque para a pesca e o porto, mais de 80% da área do município é rural. Os principais cultivos são de arroz e mandioca e ainda a criação de gado.

A Expofeira Agropecuária, junto com o Torneio de Gado Leiteiro e a Festa da Agricultura Familiar, integra a 36ª Festa Nacional do Colono. Além da exposição de animais, o evento no Parque Municipal do Agricultor reúne tradição, gastronomia, diversão, e shows musicais. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Sobre a Raça Devon: O rebanho brasileiro de gado Devon é de cerca de 250 mil animais. A maioria está no Rio Grande do Sul, seguido por Santa Catarina, com destaque para os municípios da serra, como Lages e São Joaquim. A raça de origem britânica se caracteriza pela rusticidade, caráter dócil, habilidade materna e precocidade. A genética Devon tambémé de fácil adaptação. Além dos estados de clima frio, a raça também está presente em regiões do Mato Grosso do Sul e até na Bahia. Com tanto atributos, o resultado é uma carne com alto grau de marmoreio e carne macia e saborosa.

Instagram: @devon.brasil

Facebook: facebook.com/carnedevoncertificada