Touro de Urupema foi vendido pelo maior preço

O touro São Valentin Topazio 1785, da Cabanha São Valentin, de Reinoldes Antônio Cherubini, de Ibiraiaras, é o grande campeão da ExpoAgro André da Rocha, que encerrou noeste domingo em André da Rocha (RS). Com 1.174 quilos, Ben Hur, como também é chamado, conquistou o Grande Campeonato pela terceira vez nos seus 4 anos de vida. Ele também foi o melhor macho da última Expointer, em Esteio (RS) e ainda da Expoingá 2018, em Maringá (PR). O título de Reservado Grande Campeão foi para Santo Antônio 1226 1055, da Fazenda SantoAntônio, de Guabiju (RS), propriedade de Reinado Cherubini Filho. O animal também havia sido premiado como Reservado Campeão 2 anos na Expointer 2019.


Entre as fêmeas, o título de Grande Campeã ficou com a vaca  Bombinha 209 de Santa Lucia 2732, propriedade da criadora Soely Barreto Hoffmann, da Cabanha Santa Lúcia, de Capão Bonito do Sul (RS). Com dois anos e meio, ela também foi Campeã Vaca Jovem na 42ª Expointer. A Cabanha JR do Prata, do criador Gilmar da Silveira Ribeiro, de André da Rocha, levou o troféu de Reservada Grande Campeã, com a vaca Prata Jr 114 Rotok SL 1905.

Grande Campeã

Segundo Otávio Jacques, técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon / ABCD e um dos jurados, a avaliação foi difícil porque todos os participantes são animais de ponta da raça no Rio Grande do Sul. “Analisamos cada animal com morfologia que comprova a qualidade dos animais, tanto no rendimento de carcaça quanto na valorização dos cortes de carnes nobres, para o programa Carne Devon Certificada. Com certeza escolhemos os melhores entre os melhores”, afirma Jacques.

A raça Devon, que participa da ExpoAgro desde a primeira edição e tradicionalmente é a raça com o maior número de animais expostos, este ano esteve presente com 40 exemplares no Parque de Exposições, com touros e vacas puros de origem. Para Rodrigo Cherubini, Presidente do Núcleo de Criadores dos Campos de Cima da Serra da ABCD, o evento foi um marco para a raça. “A qualidade dos animais da região da serra está acima da média, o alto padrão genético confirma o que já vem ocorrendo na Expointer, onde todos os anos nos destacamos. Melhor impossível”, resume.

Simone Bianchini, Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, lembra que a genética Devon dos Campos de Cima da Serra se sobressaiu na exposição. “Os criadores estão motivados com o programa de certificação da carne Devon, isso torna a Expo Agro André da Rocha uma feira ainda mais especial”, conclui.

Fotos: Marcos Esteriz

Instagram: @devon.brasil

Facebook: facebook.com/carnedevoncertificada