Carne Devon Certificada

O processo de certificação de raças é uma iniciativa cuja gestão é realizada pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com anuência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável pela auditoria do programa de qualidade. A adesão ao programa de qualidade Carne Devon Certificada pode ser realizada diretamente na Plataforma de Qualidade CNA – Carne Bonificada, ferramenta que reúne os programas de qualidade de raças bovinas. http://www.cnabrasil.org.br/programa-carne-devon-certificada

                    Como aderir

Para se cadastrar no programa de bonificação da carne Devon, o primeiro passo para o produtor é entrar no site http://rastreabilidade.cnabrasil.org.br/. Nesta página, o produtor deve realizar cadastro informando CPF ou CNPJ, lerá os termos de uso e clicará em consultar. A partir daí, o sistema busca as informações cadastradas na plataforma de gestão agropecuária no Ministério da Agricultura. Um e-mail com um link de acesso será enviado ao endereço eletrônico cadastrado no Órgão de Defesa Agropecuária do Estado. O produtor deve entrar no seu e-mail para acessar o sistema.

Uma vez no sistema, o produtor pode se informar e escolher a quais programas de certificação gostaria de aderir. Se o produtor tiver em sua propriedade mais de uma raça que tenha um programa de certificação protocolado na CNA, ele poderá participar de mais de um programa. Ao escolher o programa de carne certificada da raça Devon, o produtor deve observar quais frigoríficos estão credenciados para envio dos animais para o abate.

O produtor pode agendar o abate de  seus animais que obtiverem o padrão racial nos termos do programa de certificação com a frigorífico parceiro. Esta agenda é de acordo com a disponibilidade de abate do Frigorífico. No abate contamos com um inspetor técnico da ABCD que vais avaliar os padrões Racial, dentição, conformação de carcaça e padrão gordura. Estando os animais em conformidade, o inspetor técnico certifica a carcaça, com carimbo, dando-lhe a possibilidade de bonificação conforme tabela disponibilizada na pagina da indústria frigorífica.

Programa aprovado pela CNA, conforme memorial. Clique aqui para acessar.

Critérios

O protocolo visa atender aos requisitos necessários para a rotulagem, identificação, utilização do Selo Carne Devon Certificada, para animais puros e cruzados, e/ou emissão de Certificação Oficial Brasileira à carne de bovinos da raça Devon, para produtos no mercado interno e para exportação, respaldando processos e garantindo que os produtos resultantes serão oriundos exclusivamente de:

  1. animais com dentição de leite (DL) e com, no máximo até 4 dentes (4D);
  2. no mínimo 50% de sangue DEVON, aceitando tanto machos como fêmeas provenientes de cruzas com raças Europeias, Britânicas ou Zebuínas.

Conheça o Programa de incentivo – Sistema de Premiação Devon – Frigorífico São João: acesse clicando aqui.

1. Quanto ao sexo:
a) machos castrados;
b) machos inteiros; e
c) fêmeas.

2. Quanto à idade:
a) 0 dentes incisivos permanentes (até 18 meses aproximadamente);
b) 2 dentes incisivos permanentes (de 18 a 24 meses aproximadamente); e
c) 4 dentes incisivos permanentes (de 24 a 31 meses aproximadamente).

1. Quanto à cobertura de gordura:
a) padrão 1: gordura subcutânea mediana (2 a 6mm);
b) padrão 2: gordura subcutânea uniforme (6 a 10mm);