Atualização reuniu profissionais técnicos do sul do Brasil 

Profissionais técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Devon / ABCD estiveram reunidos, no último final de semana, em Nova Prata (RS), para encontro anual de atualização. O evento, em parceria com a Associação Nacional de Criadores / ANC, foi dedicado à atualização e permitiu a troca de ideias em temas relevantes como o uso de Touros Registrados e os Programas Carne Devon Certificada e de Certificação de Terneiros. Para a Presidente da ABCD, Simone Bianchini, o objetivo de eventos como esse é alinhar procedimentos e promover treinamento e participação. “Além de ouvir os profissionais, a reunião foi um momento de troca de experiências e melhor integração do grupo, com o objetivo em comum de crescimento da Raça Devon”, avaliou.

Participaram desta edição inspetores técnicos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além dos técnicos de plantas frigoríficas, que atuam diretamente na certificação da carne dentro dos Frigoríficos São João (SC) e Famile (RS).

A Associação Nacional de Criadores (ANC),foi representada pela Superintendente Silvia Freitas e pelo    Presidente do Conselho Técnico, Flávio Alves. Já a diretoria da ABCD esteve presente com a Presidente Simone Bianchini e o Vice-Presidente Comercial Gilson Barreto Hoffmann.

O encontro começou com uma parte teórica, em que a Superintendente da ANC, Silvia Freitas, falou sobre a  atualização das regras de registro, incluindo a parte burocrática do processo. A consolidação do biotipo da raça Devon, tanto para machos quanto para fêmeas, também foi debatida especialmente com os técnicos de campo. Segundo  Silvia, o diferencial desse ano foi o fomento ao melhoramento genético da raça. “Fizemos um trabalho de incentivo aos técnicos, para que despertem nos criadores o interesse por animais registrados. Acreditamos que em dois anos a gente já consiga resultados bem positivos em nível de Sumário de Touros”, explicou.

O presidente do corpo técnico da ABCD, Lucas Hax, abordou os Programas de Carne Certificada e de Certificação de  Terneiros, além de reafirmar a importância do fomento de  registrados Devon. “A ABCD vem trabalhando na interligação desses programas, em benefício da qualidade dos animais e do produto final, que é a carne”, afirmou.

A tarde, houve um curso para credenciamento desses inspetores técnicos como avaliadores do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte, o Promebo. A parte prática foi realizada na Cabanha Santa Lúcia, em contato direto junto ao rebanho Devon da propriedade. 

O encontro foi encerrado com um delicioso churrasco de novilha Devon oferecido pela própria Cabanha Santa Lúcia.

Imprensa Devon: Simone Müller 51-99818.5834

Foto: Gustavo Rafael

Instagram: @devon.brasil

Facebook: facebook.com/carnedevoncertificada