A raça Devon fez bonito na 42ª Expointer, que aconteceu de 24 de agosto a 1º de setembro em Esteio (RS). A estreia do dia D, que aconteceu na quarta-feira, dia 28, reuniu todos os julgamentos de animais e o leilão Top Devon.

As avaliações começaram com o julgamento de rústicos, que pela primeira vez aconteceu na pista J. Cláudio Ribeiro, da Fazenda Palmeira, de Camaquã (RS), faturou a maioria dos prêmios. Levou o melhor trio de machos (tatuagens 2270, 2278 e 2280), melhor trio de fêmeas (tatuagens 2139, 2177 e 2209) e ainda o melhor macho, com o animal de tatuagem 2270, 2 anos e 796 quilos. A Cabanha Santa Maria, de São Gabriel, de propriedade de Didito Franco, ficou com o primeiro lugar com a  fêmea de tatuagem 2583, de três anos e que está prenha.

Ainda durante a manhã, as fêmeas foram julgadas na pista 5. A vaca Camboatã TE570 G7090 C280, box 1105 da Camboatã Agropecuária, de Camaquã, garantiu a faixa de Grande Campeã da competição. O criador Marcos Pandolfi acredita que, por também ser filha de uma Grande Campeã, o animal conseguiu um feito inédito: “Pelo que eu tenho conhecimento, é o único caso na raça em que a mãe e a filha foram Grandes Campeãs da Expointer”. A Fazenda São Valentin, de Reinoldes Cherubini, ficou com o prêmio de Reservada de Grande Campeã com a terneira do box 964. Esperança, de 13 meses, é terneira guacha que foi criada em casa por Juarez Rodrigues da Silva.

Grande Campeã

À tarde, foi a vez dos machos irem a julgamento. O touro SÃO VALENTIN  TOPAZIO 1785 BEN HUR, da Fazenda São Valentin, recebeu o título de Grande Campeão da 42ª Expointer. O animal de 1.170 quilos é de Reinoldes Cherubini, que levou cinco prêmios para a propriedade de Nova Prata. Ben Hur já havia sido premiado na Expoingá 2018 em Maringá (PR). Em um revezamento inusitado, a Camboatã Agropecuária levou também o título de Reservado de Grande Campeão, com o touro do box 1004.

Grande Campeão

Todos os julgamentos ficaram a cargo de Cirano Vieira Marques, de São Luiz Gonzaga, que destacou a qualidade dos exemplares Devon. “Fiquei impressionado, o alto padrão dos animais tornou difícil a avaliação, então foi bem ao gosto do jurado porque condições para vencer todos tinham”, ressalta.No final da tarde aconteceu a premiação dos melhores da raça seguido de coquetel, no estande da Associação. Um desfile dos grandes campeões macho e fêmea da raça Devon movimentou o Boulevard e arrancou aplausos do público visitante do Parque Assis Brasil. O Secretário-executivo da ABCD. José Luiz Abreu Barcellos foi homenageado pelos serviços prestados, num merecido reconhecimento de todos os presentes.

A Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, Simone Bianchini, comemorou os resultados e o sucesso do Dia D. “A disputa acirrada, principalmente entre os machos, é a prova de que a genética Devon é forte e está no caminho certo. Foi um grande dia”, resumiu.

Instagram: @devon.brasil

Facebook: facebook.com/carnedevoncertificada