Exemplares de argola entram em pista no dia 30 e rústicos no dia 31

A Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) estará presente com 67 animais e uma diversificada programação na 46ª Expointer, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Estão inscritos 51 animais de argola e 16 rústicos, todos de cabanhas gaúchas.

Julgamentos – As atividades oficiais com os animais começam no sábado (26/8), com o julgamento de admissão dos exemplares de argola, a partir das 13h. Os julgamentos de classificação acontecem durante todo o dia 30 de agosto, quarta-feira. A avaliação das fêmeas será pela manhã e dos machos à tarde, com transmissão ao vivo pelo Lance Rural e canal da Devon Brasil no YouTube. Também serão escolhidos os vencedores do troféu Jovem Expositor e troféu Chiripá. A premiação ocorre no estande da Associação, às 18h, com desfile dos animais Grandes Campeões pelo Boulevard.

A programação dos rústicos estará concentrada na quinta-feira (31/8). Todos os inscritos passam pelos exames de admissão no início da manhã e, na sequência, entram em pista para o julgamento.

O jurado desta edição será o médico veterinário Lucas Hax, doutor em Biotecnologia, inspetor técnico da raça Devon e avaliador do PROMEBO há 10 anos. Hax foi diretor técnico e atualmente integra o conselho técnico da ABCDB e tem experiência como jurado em pistas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ele conta que recebeu o convite com grande satisfação. “Será uma honra e uma enorme responsabilidade poder avaliar os melhores animais da raça Devon do país e a certeza de que teremos muita qualidade em pista”.

A presidente da ABCDB, Elizabeth Obino Cirne-Lima, lembra que a Expointer é uma importante vitrine para os criadores apresentarem os resultados do melhoramento genético que praticam em suas cabanhas. “A ABCDB está adotando técnicas de seleção da pecuária moderna, a fim de qualificar o rebanho nacional e consolidar sua posição no mercado de carne premium”, ressalta.

A agenda da ABCDB na Expointer inclui, ainda, participação na Vitrine da Carne, na terça-feira (29/8), às 16h, em que cortes selecionados Devon serão preparados ao vivo e servidos ao público visitante. A Associação é parceira da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) desde a primeira edição do evento, em 2009, que tem o objetivo de conectar todos os elos da cadeia produtiva da carne, desde o pecuarista até o consumidor. 

Também no dia 29, às 17h, acontece mais um Chá das 5, evento que está se tornando tradição, ao reunir mulheres criadoras para um reencontro e agradável bate-papo no estande da Associação. Por ser ponto de encontro de pecuaristas de diferentes regiões, a Expointer também é um momento de integração das famílias em torno do Devon e do Bravon.

Uma importante parceria com o Sebrae será celebrada na tarde do dia 31 de agosto, quinta-feira. Às 16:30 haverá apresentação de palestra sobre Avaliação Genômica aos associados e, em seguida, será assinado um memorando de intenções visando a cooperação entre as duas entidades.

Depois do sucesso do ano passado, a loja com a marca Devon está de volta com novos produtos à disposição do visitante. São itens variados, como roupas (coletes, camisas), chapéus, bonés, utilidades como bomba de chimarrão, louças (cálices, copos, canecas) e até bijouterias.

O restaurante estará sob a responsabilidade do Parrilla Restaurante, de Camaquã, especializado em assados de altíssima qualidade, e sobremesas uruguaias deliciosas. A equipe do chefe Chico Oliveira participa da Expointer pelo quarto ano. É aberto ao público e funciona junto ao estande da raça, no Boulevard.

Programação ABCDB / Expointer 2023

25/8 (sexta-feira)

Prazo limite para a entrada dos animais de argola no Parque

26/8 (sábado)

13h Julgamento de admissão, pesagem e ultrassonografia dos animais de argola

29/8 (terça-feira) 

16h Vitrine da Carne Gaúcha (pavilhão internacional)

17h Chá das Cinco (estande)

30/8 (quarta-feira) 

9h Julgamento fêmeas de argola (pista 5)

11:30 Escolha do troféu Jovem Expositor e troféu Chiripá / Fêmeas (pista 5)

13h Julgamento Machos de argola (pista 5)

17h– Escolha do Troféu Jovem Expositor e Troféu Chiripá / Machos (pista 5)

Até 17h – prazo final para entrada dos exemplares rústicos no Parque

18h – Premiação e desfile dos Grandes Campeões (estande)

31/8 (quinta-feira) 

8h exame de admissão e pesagem dos animais rústicos (mangueira de Rústicos)

10h Julgamento de rústicos (pista 20)

16:30 Palestra Avaliação Genômica – Sebrae (estande)

1º/9 (sexta-feira) – 10h – Desfile dos Grandes Campeões (Pista Central)

Crédito da foto: Alexandre Teixeira