Julgamento premiou os melhores animais da Serra e Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul

O tempo colaborou e o público presente no Parque Municipal de Exposições pôde acompanhar de perto os julgamentos da raça Devon na 14ª ExpoAgro André da Rocha, em André da Rocha (RS), no sábado, 30 de setembro. Assim como nas edições anteriores, a Devon foi a raça com o maior número de animais inscritos, com o total de 24 exemplares.

“Novamente a raça Devon mostra sua força nos Campos de Cima da Serra, expondo animais com altíssima qualidade e preparados com excelência. E os visitantes tiveram a oportunidade de visualizar o potencial máximo da genética da raça”, afirmou Thiago Jacques, presidente do Núcleo que reúne os criadores de toda a região.

O Grande Campeão entre os machos foi o touro Santo Antônio 1359 Vulto (box 23), da Fazenda Santo Antônio, de Guabiju (RS). O proprietário, Reinaldo Cherubini Filho, ressalta que o reprodutor, de três anos e com 1036 kg, é mocho e tem como característica o pelame muito baixo, o que o torna recomendado para regiões com altas temperaturas. “Ele é neto do Gaudério, que foi Grande Campeão da Expointer e irmão materno do touro Capitão, Reservado Grande Campeão 2019 em André da Rocha. Além disso, participou da Prova de Eficiência Alimentar em 2022, ficando em sétimo lugar”, descreve Cherubini.

Crédito da foto: Mariana Cherubini

O título de Reservado de Grande Campeão foi para o reprodutor Euro Cort de Santa Lúcia 529 (box 21), da Cabanha Santa Lúcia, de André da Rocha, criador Gilson Barreto Hoffmann e expositora Nair Ana Paludo Barreto Hoffmann. O touro é filho da vaca Corticeiras 1082, da criadora Carmem Jardim, e do touro Benedictus Euro Guina 2038, do criador Benedito Franco.

Entre as fêmeas, a Grande Campeã foi a vaquilhona Otimista Rotokawa 246 da Tupi (box 4), da Fazenda Tupi, de Nova Prata, criador Fazenda Tupi e expositora Ilda Paludo. Gilson Barreto Hoffmann, médico veterinário e consultor técnico da propriedade, define a fêmea como “muito harmônica, com muita nobreza e uma excelente conformação” e foi Campeã Vaquilhona menor na última Expointer. “Ela é filha do Brigadeiro Otimista 678, um touro comprado do Dr Luiz Fernando Cirne Lima, no Leilão de Elite realizado no Hotel Serra Azul em Gramado. Também é neta de um touro australiano, Belmur Clay B13, acrescenta. A Tupi participa da ExpoAgro André da Rocha desde a primeira edição, e esta foi a segunda vez que conquistou o título de Grande Campeã da raça.

Crédito da foto: Rodrigo Castilhos

A Reservada de Grande Campeã foi a vaca Pitágoras de Santa Lúcia 2830 (box 9), da Cabanha Santa Lúcia, de André da Rocha, de propriedade de Soely Barreto Hoffmann. É filha do touro Brigadeiro Pitágoras, também adquirido do plantel de Luiz Fernando Cirne Lima.

O jurado Antônio Boeira de Almeida considerou que os animais foram muito bem preparados. “Julgar em André da Rocha não é trabalho, só satisfação. E o resultado é no detalhe, porque tanto fêmeas quanto machos são de excelente qualidade, no mesmo nível de uma Expointer”, avaliou o médico veterinário.

A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Elizabeth Cirne-Lima, parabenizou a organização e todos os participantes do evento. “O Núcleo de Criadores foi impecável na organização e atividades, além de motivar e apoiar o grande número de expositores, clientes tradicionais e visitantes”, resumiu a dirigente, que também elogiou o preparo dos animais. “Aos proprietários dos Grandes Campeões e Reservados, nosso reconhecimento pelo constante cuidado na busca de novas linhagens genéticas e sabedoria para selecioná-las adequadamente e produzir um dos melhores rebanhos Devon do mundo. Em pista, vimos excelentes representantes da raça e um desafio a Antônio Boeira de Almeida, que comprovou conhecimento ao realizar o julgamento e selecionar os melhores exemplares da raça”, finalizou.

Imprensa ABCDB:
Simone Müller / Jornalista
51-99818.5834