Criatório é referência no trabalho com a raça desde 1959

A Cabanha Santa Maria, de São Gabriel (RS), ofertará exemplares Devon de alta genética no 49º Leilão Virtual – 64 anos de seleção, que acontece na próxima terça-feira, 10 de outubro, a partir das 19h. A propriedade, comandada pelo pecuarista Benedito (Didito) Franco, disponibilizará oito animais Devon selecionados, sendo um touro e sete fêmeas, além de animais de outras raças.

“Reservamos um touro Devon para participar do leilão, é um Devon mocho que usamos no repasse de nosso plantel. As fêmeas são todas mochas, da geração 2021”, destaca Benedito Franco. O criador explica que, excepcionalmente, este ano a oferta da raça está reduzida devido à venda antecipada de reprodutores para uma das principais criações de Devon no Brasil Central. A Santa Helena Pecuária, no Mato Grosso do Sul, tem na Cabanha de São Gabriel o seu fornecedor de reprodutores da raça, há mais de 15 anos.

O pregão será conduzido pela Parceria Leilões e Programa Leilões, com Fábio Crespo no comando do martelo e transmissão pelo Lance Rural.

Fundada por Carlos Benedito Franco, em 1959, a Cabanha Santa Maria é um dos mais tradicionais criatórios da raça Devon do Rio Grande do Sul e reconhecida como um dos principais selecionadores no país. Destaque pela qualidade genética do plantel, coleciona prêmios em exposições importantes, como a Expointer, e conta com touros em centrais.

A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Elizabeth Cirne-Lima, ressalta a seleção de alta genética Devon realizada pela Cabanha. “É um trabalho primoroso. Benedito Franco percebeu a oportunidade de negócio nos cruzamentos com os zebuínos no Brasil Central e estabeleceu parceria, qualificando a produção de carne bovina naquela região. Neste sentido, os gaúchos têm, agora, uma bela oportunidade para ter acesso a essa genética Devon. Parabéns à Santa Maria pela consistência e padronização de seu trabalho e que os exemplares negociados gerem bons resultados nos rebanhos de seus compradores. Vida longa à cabanha e sucesso aos clientes deste tradicional remate”.

Crédito da foto: Gustavo Rafael

Imprensa Devon e Bravon:

Simone Müler – Jornalista

51-99818.5834

Alessandra Bergmann – Jornalista

51 – 99914.9221