Exemplares Devon e Bravon participantes estão disponíveis para comercialização durante todo o evento

A Estância Saudade, de São Gabriel, Cabanha Boeck, de Encruzilhada do Sul e Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas, todas do Rio Grande do Sul, levaram os campeonatos da raça Devon na 63ª Exposição Feira Agropecuária de Encruzilhada do Sul, que acontece até 17 de outubro. O julgamento aconteceu na tarde de sábado, dia 14, no Parque de Exposições Desidério Finamor.

Após a avaliação dos jurados Alisson Von Zeschau e Ludiézer Simões da Silva, o título de melhor trio de touros Devon foi para o lote de tatuagens 6246, 6252 e 6298 da Estância Saudade, de Ana Júlia Teixeira Senna Sarmento Barata, de São Gabriel, que foi premiada pela segunda vez. “Estamos muito felizes com o bicampeonato na feira de Encruzilhada. É uma praça muito relevante para o Devon, com constante agregação de novos criadores”, comemorou o criador Tiago Sarmento Barata.

O prêmio de melhor touro rústico foi para o exemplar Boeck 10 Bacharel Ruby Garupa 5504 Grana, da cabanha Boeck, de Everton Oliveira Boeck, de Encruzilhada do Sul. O criador lembra que o animal já havia sido duplamente premiado na Expointer 2023, como pertencente ao trio reservado campeão rústicos e foi, ainda, o exemplar campeão rústico. Após o julgamento, o exemplar foi comercializado para uma propriedade de Dom Feliciano.

Na raça Bravon, a Cabanha Timbaúba, de Alfredo Tavares, de Pedras Altas, foi premiada com o trio campeão, com os animais tatuagens 208, 209 e 211. Do mesmo lote também saiu o melhor touro Bravon da exposição: Timbaúba Bravon Trovão 211. “O Bravon vem marcando seu espaço, mantendo a rusticidade e a fertilidade do Devon, aliada a uma significativa redução nas infestações de carrapatos”, ressaltou Leonardo Tavares, administrador da propriedade.

O jurado Alisson von Zeschau destacou a qualidade dos animais. “Os animais estão excelentes, a raça Devon vem em uma evolução constante e bem expressiva”, resumiu. O avaliador ainda fez questão de destacar a participação de duas referências da raça, Claudio Ribeiro, da Fazenda Palmeira, e Alfredo Tavares, da Cabanha Timbaúba, na Expofeira de Encruzilhada. “São criadores sempre firmes e presentes nos eventos das raças”.

O presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Encruzilhada do Sul, Renan de Macedo, destacou os bons momentos que marcaram o dia. “Foi excelente. Já na chegada, os touros demonstraram a força da raça Devon e Bravon e o julgamento foi a coroação das cabanhas laureadas”. Macedo ressaltou, também, que após o julgamento, criadores e visitantes assistiram palestra sobre pastagens de verão, proferida pela engenheira agrônoma Cibele Medeiros, também criadora de Devon. “E a noite foi brindada com uma confraternização dos produtores integrantes do Núcleo”, descreveu.

“A Expofeira reuniu excelentes indivíduos das raças Devon e Bravon, de criadores do Vale do Rio Pardo, Região Sul e Centro do estado, é um evento tradicional e com sucesso de comercialização”, avaliou a vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini.

Crédito da foto:  Mirelly Cunda

Imprensa Devon e Bravon:

Simone Müller / Jornalista

51-99818.5834

Alessandra Bergmann / Jornalista