Raça será representada por 24 animais de tradicionais cabanhas da região

Presença confirmada desde a primeira edição, em 1992, a raça Devon estará representada por 24 exemplares, entre machos e fêmeas, na 14ª ExpoAgro André da Rocha, que acontece de 28 de setembro a 1º de outubro, no Parque Municipal de Exposições.
A região dos Campos de Cima da Serra é um importante polo produtor da raça Devon, que foi introduzida na região em 1912, pelo criador Coronel Firmino Jacques. O presidente do Núcleo de Criadores dos Campos de Cima da Serra, Thiago Jacques, lembra que o evento tradicionalmente recebe o segundo maior número de animais de argola do Rio Grande do Sul, depois da Expointer, e tem na raça Devon a maior quantidade de animais. “Essa mostra expressa o potencial genético de Cabanhas que produzem, investem e acreditam na pecuária, e entregam um material que certamente trará resultados aos pecuaristas, mesmo após muitas gerações”, afirma.

O julgamento dos animais acontece no sábado, dia 30. O jurado convidado é o reconhecido médico veterinário e pecuarista Antônio Boeira de Almeida. Participam desta edição a cabanha Santa Lucia, de André da Rocha, Fazenda Santo Antônio, de Ibiraiaras, São Valentin Agropecuária, de Lagoa Vermelha e Fazenda Tupi, de Nova Prata, todas com histórico reconhecido na produção de grandes reprodutores e ventres da raça e premiadas em feiras importantes, como a Expointer.  

Elizabeth Cirne-Lima, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), ressalta que a feira é uma das mais destacadas da região Sul do Brasil. “A Expo Agro André da Rocha reúne várias atividades do meio rural, incluindo palestras técnicas com lideranças do Rio Grande do Sul, gastronomia e tradicionalismo. Além disso, o visitante verá de perto uma das melhores seleções de genéticas da raça Devon, em um pólo tradicional e com produção agrícola e pecuária de alto padrão. Convidamos a todos para que acompanhem o julgamento dos animais da raça Devon em pista, mostrando ao público o que há de melhor em termos de alta genética e performance. Esperamos vocês”, reforça a dirigente.

Além da feira agropecuária, a programação da 14ª Expo Agro André da Rocha também inclui o 6º Simpósio do Agronegócio, remate de ventres selecionados, gastronomia campeira, feiras comercial, industrial, de artesanato e atrações artísticas e musicais. O desfile dos animais premiados ocorre no domingo (1º/10), às 9h30min.

Crédito da foto: AT Stefani

Simone Müller / Jornalista
51-99818.5834