Criadores de vários países vão celebrar 400 anos da chegada da raça inglesa às Américas

A Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) confirma a participação de uma delegação brasileira no Congresso Mundial de Devon 2024, que reunirá criadores de diferentes países, nos Estados Unidos. O evento, que ocorre de 19 de abril a 3 de maio, também será uma comemoração aos 400 anos da chegada do gado Devon em solo americano e que deu origem à pecuária daquele país.  

A programação inclui um roteiro pela Costa Leste americana. Os participantes percorrerão 11 propriedades consideradas modelo, que trazem novidades no manejo, na seleção ou como estrutura de produção animal da raça, conforme destaca a presidente da ABCDB, Elizabeth Cirne-Lima. “A ideia é o país-sede mostrar um retrato da criação de Devon naquela região. Para isso, são selecionadas fazendas e criadores que bem representem essa produção, para compartilhar com o mundo”, relata.

A turnê encerra com uma grande confraternização no dia 2 de maio, em Plimoth Plantation, um museu de história viva no estado de Massachusetts, região da Nova Inglaterra. No local, no século XVII, desembarcaram os primeiros animais da raça Devon, trazidos por colonizadores ingleses.

Segundo Elizabeth Cirne-Lima, será uma excelente oportunidade para os criadores conhecerem novas genéticas e estabelecerem trocas de linhagens da raça. “Essas trocas são importantes porque a seleção animal possibilita que o criador tenha indivíduos com genética cada vez melhor, mais corretos e mais produtivos e, ainda, adaptados às novas tecnologias. Tudo para buscar animais mais carniceiros, precoces, adaptáveis e com maior conversão”.

O Congresso Mundial da raça Devon ocorre a cada quatro anos, desde 1980, e está sendo retomado após uma parada em função da pandemia. O Brasil sediou o evento em 1992 e 2012. O produtor rural Claudio Ribeiro, da Fazenda Palmeira, de Camaquã (RS), é presença frequente nos encontros. “Sempre é importante participarmos porque resulta em melhorias para a raça e, além disso, é muito interessante para ampliarmos os nossos conhecimentos”, afirma.

As inscrições estão abertas no site oficial do evento (reddevonusa.com) e os interessados em integrar o grupo brasileiro podem entrar em contato com a secretaria da ABCDB.

Crédito da foto: Odara Machado

Imprensa Devon e Bravon:Simone Müller / Jornalista
51-99818.5834