Prêmio é destinado à fêmea que obtém o melhor desempenho em exposições nos Campos de Cima da Serra

O tradicional Troféu Coronel Firmino Jacques foi entregue às proprietárias e administradoras da Fazenda Tupi, durante almoço festivo nesta sexta-feira (31/03), na sede da propriedade, em Nova Prata (RS), que reuniu criadores, familiares e associados do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon dos Campos de Cima da Serra e membros da Diretoria da ABCDB. O prêmio, itinerante, é destinado ao proprietário da fêmea Grande Campeã da raça Devon nas exposições agropecuárias realizadas nos municípios que integram o Núcleo de Criadores dos Campos de Cima da Serra. A região destaca-se como um dos mais importantes polos de criação da raça.

O animal que rendeu o destaque à Fazenda Tupi é a vaca Kaurivale da Tupi 156, de genética originária da Nova Zelândia, cujo Pai é da linhagem do Rotokawa 688, um dos Touros mais importantes no melhoramento genético da Raça Devon, e a Mãe é da linhagem Kaurivale, que também produziu uma descendência de alta qualidade genética, com muitos animais premiados em diversos eventos da Raça Devon.

O presidente do NucriDevon dos Campos de Cima da Serra, Rodrigo Cherubini, parabenizou Nair Ana Paludo Barreto Hoffmann e as irmãs Salete, Bernardete, Ilda e Maria de Lourdes, que receberam o quadro que representa o prêmio das mãos de Marcos Pandolfi, da Camboatã Agropecuária, detentor do troféu até então. O rebanho de Devon na Tupi foi iniciado pelo pai das proprietárias, empresário Vicencio Paludo, em 1988, com a aquisição de seis vacas selecionadas. O plantel atual é de 50 animais Devon PO e ainda Devons comerciais para a produção e terminação de terneiros, todos com destacada qualidade genética.

O troféu Coronel Firmino Jacques leva o nome do criador que introduziu a raça Devon na região, em 1912. No formato de quadro, leva a foto de uma vaca Devon, que em 1937 atingiu o peso vivo de 935 kg e rendeu 619 kg de carne. A criação foi iniciativa de Aino Jacques, neto do Coronel Firmino e integrante do Núcleo (que abrange André da Rocha, Bom Jesus, Capão Bonito do Sul, Caxias do Sul, Esmeralda, Pinhal da Serra, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Muliterno, Nova Prata, Paim Filho, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria). “A conquista do troféu Firmino Jacques é fruto de uma disputa saudável. Ela serve de incentivo aos expositores, para que invistam na melhoria da genética dos rebanhos. Esse trabalho deve ser permanente”, resume Rodrigo Cherubini.

Outras duas premiações, também itinerantes, são entregues a cada dois anos: o troféu Reinaldo Cherubini, destinado ao proprietário do macho Grande Campeão (instituído por Luiz Fernando Cirne Lima) e o troféu Amantino e Lucia Barreto da Costa, que é entregue ao proprietário do melhor terneiro (sugerido por Cirano Vieira Marques, quando jurado).

Para outras informações sobre a ABCD, acesse:

Site: www.devon.org.br

Instagram: www.instagram.com/devon.brasil

Facebook: www.facebook.com/DevonBrasilAssociacao

Imprensa Devon: Simone Müller 51-99818.5834