Julgamentos e leilão contarão com a primeira participação de animais Devon do Rio Grande do Sul desde a conquista do status de zona livre de aftosa sem vacinação

Presença confirmada na exposição desde a fundação da Associação Rural de Lages, em 1939, a raça Devon estará representada por 21 animais na ExpoLages, sendo 13 rústicos e oito de argola. A maior feira agropecuária catarinense acontece de 5 a 8 de outubro no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC) e este ano tem como tema ‘A tradição do Agronegócio’.

Os julgamentos de Devon estarão concentrados na quinta-feira, primeiro dia de evento. Pela manhã será a vez dos rústicos, a partir das 9h, e os exemplares de argola entram em pista à tarde, 14h. A genética da raça rústica e de pelo avermelhado será avaliada pelo olhar atento do jurado Adevolmir Lima da Silva. O médico veterinário, inspetor técnico e produtor rural conta que se aproximou da raça Devon durante estágio de formação na lendária Cabanha Azul, em Quaraí (RS), em 1997, e guarda excelentes recordações do início da carreira, na convivência com o pecuarista João Vieira de Macedo Neto.

No final do dia, 12 machos e 4 fêmeas Devon serão ofertados no tradicional leilão multiraças da feira, que começa às 19h na Pista José de Arruda Ramos e também terá transmissão online. A leiloeira responsável será a Camargo Agronegócios e o martelo estará sob a responsabilidade de Delamar Macedo. “O campo é a indústria que alimenta a cidade, a participação da raça Devon na ExpoLages representa isso muito bem”, resume Istélio José SoutoMaior Camargo, presidente do Núcleo Catarinense de Criadores de Devon de Lages.

O evento marca, também, a primeira participação de exemplares Devon do Rio Grande do Sul no evento, desde que o estado conquistou o status de zona livre de aftosa sem vacinação, há dois anos. A Cabanha Santa Lucia, de André da Rocha, trará cinco exemplares.

“Mantendo a tradição e a sintonia, a Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon é presença confirmada na ExpoLages 2023. Os criadores de Devon trazem uma expressiva representação de animais rústicos e de argola, demonstrando a força do agronegócio e da criação de Devon no Planalto Serrano catarinense”, resume Elizabeth Cirne-Lima, presidente da Associação Brasileira de criadores de Devon e Bravon (ABCDB), que faz um convite aos visitantes. “Destacamos que a participação de exemplares de criatórios gaúchos abrilhantará a pista de julgamento. Venham visitar, encontrar amigos e participar dos julgamentos e leilões”.

Onze propriedades participam desta edição: Fazenda Caiapiá, de São Joaquim, Cabanha São Luiz, de São José do Cerrito, Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce, Fazenda Estrela, de Capão Alto, Cabanha Vô Dorinho, de Alfredo Wagner, Cabanha da Colina, São José do Cerrito, Cabanha Gralha Azul, de Fraiburgo, Cabanha do Nondas, de São José do Cerrito, Fazenda Capão Redondo, de Campo Belo do Sul e Fazenda Mandassaia, de Lages, todas de Santa Catarina, e ainda a Cabanha Santa Lucia, de André da Rocha, Rio Grande do Sul.

Crédito da foto: Fábio Gonçalves

Imprensa Devon e Bravon:
Simone Müller / Jornalista
51-99818.5834
Alessandra Bergmann / Jornalista51-99914.9221